sexta-feira, 2 de setembro de 2011

(Sobral e) Meruoca: abrigo perfeito no caso de um holocausto zumbi

Pois bem, eis que o destino me levou até esta cidadezinha no topo de uma serra quase colada com Sobral-CE.  Clima legal, povo hospitaleiro, pouca tecnologia, menos ainda coisa pra fazer, muita paz e sossego até dar uma dor.
Eis Meruoca no mapa:


Exibir mapa ampliado

Pois bem, vamos à aventura pra chegar lá.
Primeiro, você tem que chegar a Sobral (um lugar muito peculiar que seria abordado em outro post, mas como eu não sei deixar informação pela metade e nem me organizar, vai nesse mesmo). Em Sobral, já que supõe-se que você é mochileiro e liso ou tá gastando o menos possível pra ter como voltar pra casa (se você tiver uma), você deve ir até um mercado gigantesco onde tem a parada das topics.
Se você chegou morrendo de fome, o lugar mais barato pra comer que não vai resultar em disenteria é a pastelaria do chinês. Na verdade o tal chinês nem é dono. O cara só trabalha lá e, como ele mal fala português, acho que nem ele sabe como chegou ali. Não sei se ele é chinês mesmo, mas japonês não é, já que tentei falar com ele e ele não entendeu (ou meu japonês é muito ruim mesmo). Então, se você ver uma pastelaria com um dos pasteleiros de olhos puxados se comunicando por mímica e xingando numa língua que ninguém entende, é lá. Fica numa das esquinas desse mercado.
Outra opção é uma lanchonete chamada Mariana (ou outro nome do tipo, de menina). Lá é como aquelas lanchonetes gigantescas de centro de cidade, mas sem a comida estragada exposta e eu não passei mal nem morri até o momento, após comer umas quatro vezes lá. Pra chegar nessa lanchonete, é só se perder em algum lugar entre essa parada das topics e a rodoviária e perguntar a algum passante sobre lugar pra comer. Não sei como o dono fez essa campanha revolucionária de marketing, mas todo mundo só indica lá. Ah, e não peça informações pros adolescentes vestidos de guardinha do programa de cidadão mirim ou coisa do tipo. Eles nunca acertam.
Se você for liso como eu, tiver tempo (isso não é como eu) e nunca tiver pisado na Europa mas quiser ter um gostinho, Sobral quebra um galho. Tem Arco do Triunfo e tudo. Tem até um farol, mesmo sem ter litoral.
Esse lance do farol é uma história muito torta e pra saber dela eu quase cheguei a apanhar.
Reza a lenda que, dentre as figuras ilustres que já passaram por Sobral estão Albert Einstein (físico), Falcão (filósofo), Manfredo (teólogo e filósofo), alguns UFOs e aliens e também o Rei (da jovem guarda) Roberto Carlos. Pois bem, dentre todas estas figuras ilustres, foi para Roberto que foi construída uma pista de pouso para que ele pudesse visitar a cidade e fazer um show (há muito tempo). Hoje, a tal pista está desativada, mas ficou a torre, que hoje o pessoal chama de Farol. Fica perto da universidade.
Agora, porque eu quase apanhei:
É que, após escutar a história pela boca de um bodegueiro, eu pedi a conta pra continuar meu caminho. Como a conta não foi tão barata quanto eu esperava, eu perguntei o que eu tinha quebrado. O bodegueiro veio com o papo de que, como eu era da capital, tinha dinheiro e não precisava pechinchar. Respondi que, se tivesse grana, certamente não estaria sendo mochileiro em Sobral. Daí, entre impropérios do bodegueiro, paguei a conta e fui embora antes que eu passasse a figurar dentre as carnes expostas ao ar livre (lá, além de bar e bodega, também era um açougue).

Pois bem, voltando à jornada para Meruoca.
Chegando no ponto das topics, você vai ter 2 escolhas: van ou pau-de-arara.
As 2 são lotadas, as 2 custam 2 reais, mas pra cada van deve ter uns 8 paus de arara e, se você for fumante, o pessoal do pau-de-arara não reclama (acho, não testei porque não fumo).
A longa e serena viagem rumo ao topo da serra passa por diversos locais inusitados, como o mega hiper chique hotel Itacaranha (tem até cinema dentro) e Palestina (mas só com cearenses, sem palestinos).
Chegando lá, eu sei de 3 lugares pra ficar:
1. Hotel Meruoca: o único que tem recibo e/ou nota. Se você souber negociar e tiver cara de bom moço fica por R$40,00 a diária.
2. Pousada de uma velhinha que não sei o nome: R$20,00, mas ela só hospeda solteiros (nada de casais "pra não fazerem pouca vergonha nos colchão") e só pessoas muito bem aparentadas.
3. Pousada do filho da veinha: R$10,00 e qualquer um, afinal ele não tá nem vendo e quer ver é o destroço mesmo (se a velhinha não for com a sua cara, vai indicar esta).
A única coisa bacana que arrumei pra fazer foi visitar o cemitério e ir explorar a mata em volta da cidade. Encontrei até uma gruta bacana que só pra acampar, mas não testei. Vi os restos de algumas fogueiras, então deve ser bem frequentado. Cuidado só com as cobras, que tem de ruma!
Ah, e é um cenário legal pra filme de terror e, tão isolado, que se houver um holocausto zumbi, é melhor ir pra lá porque a população, se for pega pelo holocausto, não chega a ser tão grande assim.

Keep walking!

Nenhum comentário:

Postar um comentário